Sexta, 22 de junho de 2018

Notícia

Geladeira Solidária mobiliza comunidade para ajudar pessoas em Belém

Por Eli Braga Magalhães

Publicidade

Le Griff

Foi inaugurada no bairro Umarizal, em Belém, no Pará, a segunda Geladeira Solidária do município. O objetivo é conectar a comunidade que vive nas proximidades do templo adventista na região. Segundo o pastor Wendson Loureiro, responsável pelas congregações, é a oportunidade ideal para que os membros que possuem recursos financeiros encontrarem uma maneira de ajudar aqueles em necessidade. A cada dia em que a geladeira fica disponível na calçada, cerca de 50 pessoas, entre moradores de rua, trabalhadores e pessoas necessitadas, são atendidas com alimento fresco, frutas e sucos.

Vizinhos e moradores que passam pelo local onde fica a geladeira veem o projeto se sensibilizam de forma espontânea e também a abastecem. Ao lado do posto de alimentos tem sempre uma bancada com livros missionários. A ideia é que não somente o corpo seja alimentado, mas também o espírito. Ainda de acordo com Loureiro, é um trabalho em equipe. A primeira unidade, localizada no bairro da Cidade Velha, fica disponível durante quatro dias da semana. A nova ainda está em processo de implantação e atende as pessoas em apenas um dia.

“A Geladeira Solidária vem numa vertente de pensamento múltiplo. Ela não está simplesmente focada naquele que passa necessidade alimentar. Ela está preocupada também com aquele que é abastado, considerando que nossas igrejas estão numa região central de Belém. Então são pessoas que têm possibilidade de auxiliar os necessitados, mas não sabem como fazer. De outra forma, também, estas mesmas pessoas não receberiam livros do Impacto Esperança, mas receberam quando fomos falar do projeto”, explica Loureiro. Dessa forma, o conceito de discipulado se integra e toda a comunidade é beneficiada, argumenta.

Quem recebe os alimentos disponíveis elogia o projeto. Maria dos Santos acompanhava a filha que estava internada em um hospital público próximo ao local do projeto. “Eu achei bom. A gente “tá” aqui na Casa de Apoio com o paciente e agora ela ficou feliz porque eu levei o lanche pra ela. Eu estava sem dinheiro para comprar e para mim é um prazer vocês ajudarem a gente”, afirma a moradora do município de Breves.

A Geladeira Solidária apela ainda para o não desperdício de alimentos. São aceitos todo tipo de refeição em bom estado de conservação. Frutas, bolos, pães, lanches e sucos podem ser disponibilizados para a comunidade local. O projeto conta ainda com o apoio da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA).

A primeira Geladeira Solidária, foi instalada desde fevereiro, na avenida 16 de Novembro com a travessa Veiga Cabral, na Cidade Velha, é usada todos os dias por pelo menos dez moradores de rua e transeuntes em geral - a maioria trabalhadores autônomos - para fazer refeições rápidas, gratuitas. O projeto é iniciativa da Igreja Adventista do 7º Dia, que abastece o eletrodoméstico com gêneros alimentícios variados, para que as pessoas carentes da área tenha acesso à alimentação.

O templo da igreja adventista foi inaugurado no dia 5 de fevereiro de 2017 quando, na mesma data, passou a funcionar o projeto Geladeira Solidária idealizado pela analista judiciária Ana Laura Pantoja. Ao lado do pastor Wendson Loureiro, Ana Laura explicou que a ideia é a de servir a comunidade, a partir dos ensinamentos de Jesus Cristo. “Nós observamos que muitas pessoas passavam aqui na calçada, em frente à igreja. Notamos que eram pessoas pobres, muitas delas moradores de rua e também que não dispunham de refeições básicas ao longo do dia, como o café da manhã. Daí, veio a ideia de ajudá-las através da geladeira”, diz Ana Laura.

Nas prateleiras do eletrodoméstico, são colocados sucos, iogurtes, frutas, pães, pacotes com leite e outros alimentos. “É aberto à população. Para abastecer a geladeira, nós contamos com a parceria, com doações de duas panificadoras vizinhas da igreja, de um posto de gasolina, vizinhos e moradores. Muita gente vem de carro deixar os donativos aqui”, revela Ana Laura. A Geladeira Solidária funciona na quarta-feira, no sábado, das 8 às 19 horas, e no domingo à noite. 

Os dirigentes da Igreja Adventista do 7º Dia pretendem inaugurar um espaço saúde no local. “Quando inaugurarmos esse espaço, a nossa intenção é de que a geladeira possa funcionar de forma permanente, todos os dias, e no horário comercial”, planeja o pastor Wendson. O atendimento de quem se beneficia com os alimentos é feito por duas pessoas basicamente. “A geladeira nunca fica vazia. Sempre tem algo a ofertar para as pessoas”, diz Ana Laura. 

O projeto sempre recebe a visita de  novos doadores. Essas pessoas levam de carro vários gêneros alimentícios.  Ana Laura revela que empurradores de carrinhos de carga, moradores de rua, estudantes e trabalhadores e geral são as pessoas os que mais costumam retirarr alimentos na Geladeira Solidária.  

No começo da noite, o vendedor de empadas Judênio Júnior Santos, 28 anos, serve-se de um suco na geladeira. “Eu já tinha passado por aqui antes. A geladeira ajuda muito, porque a gente que trabalha na rua anda muito e muitas vezes não tem dinheiro para comprar uma merenda, tomar água. Ela ajuda muito”, reforça Judêncio. Quem quiser colaborar com o projeto, pode ligar para91 - 99104-8276.

Serviço:

Postos da Geladeira Solidária:

Av. 16 de Novembro, 712, Cidade Velha, Belém

Rua Oliveira Belo, 515 – Umarizal, Belém

Fonte

G1 PA
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no WhatsApp

Publicidade

Le Griff

Publicidade

Parceiro
Claro
Parceiro
Le Girff 2

Popular este mês

Veja também

Feira do Empreendedor 2018 começou quarta-feira, em Belém
18 Mai

Feira do Empreendedor 2018 começou quarta-feira, em Belém

Evento teve inicio às 9h desta quarta-feira, 16, no Hangar. Estimativa é que o evento receba cerca de 40 mil...

Funcionário é assassinado a tiros em frente a supermercado em Belém
16 Mai

Funcionário é assassinado a tiros em frente a supermercado em Belém

O funcionário aguardavam na entrada na loja

Fachin manda abrir inquérito para investigar repasses da J&F ao MDB
16 Mai

Fachin manda abrir inquérito para investigar repasses da J&F ao MDB

Segundo a PGR, cerca de R$ 40 milhões foram doados a integrantes do partido, entre eles Renan Calheiros, Romero Jucá...

Nova versão da Bíblia é primeira revisão profunda em 60 anos
16 Mai

Nova versão da Bíblia é primeira revisão profunda em 60 anos

Nova Almeida Atualizada surge com modificações para apresentar uma linguagem mais moderna e compatível com a nova...

MAIS NOTÍCIAS

Publicidade

Parceiro
Eleições
Parceiro
Intellectus
Parceiro
Renault